INSPEÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE


INSPEÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE

Muitas de nossas instalações de packaging contém dispositivos para realizar um controle de qualidade e rastreabilidade dos produtos que são manipulados, comprovando que, no mínimo, não haja nenhum elemento estranho dentro dos alimentos, mediante o uso de detectores de metais e raios X.

Além disso, no Grupo Inser temos desenvolvido diferentes sistemas capazes de realizar controles de qualidade mais complexos

.

Desde a comprovação de elementos de segurança no setor automotivo, até a detecção de danos em frutas, vegetais, carnes e pescados.

Nesta página é possível ver alguns exemplos que pode oferecer uma ideia das possibilidades que podemos fornecer para assegurar a qualidade de seus produtos.

EXEMPLO DE CONTROLE DE QUALIDADE EM TECLADOS DE MEMBRANA MEDIANTE DIGITAÇÃO ROBOTIZADA


Neste caso, um pequeno robô de Is série R da Kawasaki se encarrega de realizar as verificações necessárias para assegurar o bom funcionamento do teclado. Esta célula robotizada compacta é capaz de realizar o teste de qualidade mecânico onde se comprova uma a uma cada uma das teclas. O teste de qualidade comprova que as teclas estão pulsando na sequência correta, e que nenhuma tecla está pulsando no lugar de outra. Se o resultado é positivo, a máquina continua seu caminho até o cliente final, caso negativo, é realizada a substituição do teclado defeituoso. Além da comprovação da qualidade do teclado, é capaz de comprovar se os displays também funcionam como esperado. Para esse teste se utiliza um sistema de visão artificial e um algorítmo próprio. A câmera e o pulsador são integrados na mesma garra.

CONTROLE DE QUALIDADE EM COMPONENTES DO SETOR AUTOMOTIVO


Projeto realizado pela Roboconcept para a inspeção de um componente vital nos sistemas de segurança de uma marca automobilística européia de grande prestígio. O sistema é capaz de inspecionar tanto a parte superior, como a inferior do pacote de malhas. Conta com duas câmeras de visão artificial e emissores de feixes de laser que as permitem ter uma visão em três dimensões das linguetas de plástico que se sobressaem. Se o resultado da inspeção é correto, o pacote passa para a estação seguinte e é etiquetado com um OK e alguns dados para a rastreabilidade do processo. Um PC industrial controla todo o processo e guia passo a passo o operador no funcionamento do sistema. Trata-se de uma célula de inspeção facilmente transportável construída com materiais sólidos e componentes de primeira linha.

EXEMPLO DE CONTROLE DE QUALIDADE EM PÁS DE AEROGERADORES MEDIANTE O EMPREGO DE TERMOGRAFIA.


A inspeção termográfica é uma tecnologia de análise não destrutivo que é capaz de detectar falhas não visíveis através de imagens térmicas da superfície do objeto.


Eina usa uma fonte de calor para produzir um contraste térmico entre o objeto de interesse e o fundo como pode ser o caso de uma pá com defeitos internos. Se esta tecnologia é comparada com outras técnicas não destrutivas como o ultrassom ou a radiografia, esta se revela mais segura, não intrusiva e sem contato, permitindo a detecção de falhas relativamente superficiais (alguns centímetros de profundidade) em grandes superfícies e de um modo muito simples e rápido. Os projetos tanto tecnológicos como de software realizados por EINA fazem deste um processo muito mais simples e com muito mais possibilidades das que tinham:

- O aquecimento da superfície foi reduzido de uma maneira muito importante o qual faz o processo mais rápido. - O alcance da tecnologia em termos de profundidade aumentou de tal maneira que 100% da pá pode ser analisada mediante este método. - O software da EINA é capaz de transformar os dados em 2D das imagens em volumes 3D, que nosso software de análise pode analisar e tomar decisões.

CONTE-NOS O QUE TEM PENSADO AUTOMATIZAR

Vamos fazer um análise completa do seu processo e projetaremos uma solução sob medida
Contacte con nuestro equipo