DESPALETIZAÇÃO


DESPALETIZAÇÃO ROBOTIZADA

A despaletização automática mediante o emprego de robôs industriais é a solução mais inteligente na maioria dos casos.

Oferece múltiplas vantagens em relação aos antigos sistemas cartesianos, mas estas são as mais evidentes:



1- Flexibilidade
Um robô programável é capaz de despaletizar grande variedade de tamanhos de caixa e papelões separadores usando uma mesma ferramenta, mas se necessário, é possível optar pela troca automática de garra que amplie sua funcionalidade.

2- Manutenção e vida útil.

Os sistemas cartesianos são compostos por eixos lineares e complexos elementos como engrenagens, cilindros, polias, correias dentadas e cilindros pneumáticos, cuja manutenção é muito mais complicada que a de um robô industrial. Os robôs que integramos na Sollution Robotics são sempre de primeira linha, cuja confiabilidade é enormemente superior aos dos sistemas de despaletização cartesianos, já que são máquinas produzidas em série e globalmente provadas.


Fazemos projetos de despaletização de caixas e bandejas multiproduto, assim como a despaletização de diferentes embalagens metálicas como início de linha de enchimento de produtos no setor alimentício.

AUTOMAÇÃO PARA DESPALETIZAÇÃO DE EMBALAGENS DE CONSERVA EM VIDRO.


Esta célula robotizada realiza 3 funções diferenciadas.

- Despaletiza os potes de vidro que chegam dentro de jaulas de aço inoxidável procedentes da autoclave e os deixa na linha de inspeção de qualidade.

- Pega os potes provenientes da linha de inspeção e os deixa sobre paletes, adicionando papelão separador entre camadas.

- Despaletiza os potes que haviam sido inspecionados e armazenados e os deixa sobre a linha de etiquetagem final.


Uma vez etiquetados e embandejados, outra de nossas células robotizadas realiza a paletização final utilizando um robô de menor tamanho e uma garra de pente.

Visite nossa seção de conservas para ver outras aplicações instaladas nesse setor.

CÉLULA DE DESPALETIZAÇÃO DE CAIXAS DE PAPELÃO MULTIFORMATO


Também é possível realizar uma despaletização automática quando o palete contêm caixas de papelão de diferentes tamanhos.

Neste caso, os produtos que se encontram dentro das caixas tem um peso que poderia causar deformação nas caixas.

Por esse motivo, a garra do tipo "pente" é a mais adequada, já que também sujeita a caixa por baixo, evitando possíveis quedas de produto.


O sistema de visão artificial identifica o tipo de caixa, suas dimensões e localização no espaço para poder proceder sua descarga automática.

CÉLULA DE DESPALETIZAÇÃO DE BANDEJAS DE PLÁSTICO.


Esta companhia gerencia de modo automático o serviço dos pedidos de seu catálogo de produtos, pelo que necessita de um sistema capaz de despaletizar bandejas de diferentes produtos que irão compor o pedido de um distribuidor concreto.

Nossa instalação robotizada se encarrega de gerenciar todo o trânsito de paletes desde o armazém onde se encontram os paletes monoprodutos, assim como a saída até o transporte que o levará ao destino final.


A garra empregada permite realizar a despaletização de bandejas de maneira rápida e confiável, sujeitando as bandejas mediante acionamentos pneumáticos. O sistema é completo com nosso sistema automático de pilhas de paletes vazios que armazena os que se vão esvaziando por completo, e os vão alimentando quando necessário

CÉLULA DE DESPALETIZAÇÃO DE LATAS CHEIAS DE CARNE.


As latas a serem manipuladas provem de uma autoclave onde foram processadas para maximizar a conservação da carne em seu interior.

Se encontram dentro de uma cesta metálica e existe uma lâmina de plástico perfurada que separa cada camada de latas.


Um robô de grande capacidade de carga equipado com uma garra magnética se encarrega da extração automatizada tanto das latas de carne, como das lâminas de plástico já mencionadas.

As latas de carne são despaletizadas sobre um transportador de banda modular e depois são distribuidas em múltiplos transportadores onde o produto é levado em fileira até a zona de etiquetamento e de empacotamento.


Visite nossa seção de carnes para ver outras aplicações instaladas nesse setor.

AUTOMAÇÃO DE DESPALETIZAÇÃO DE GARRAFA PET


Esta solução é a cabeça da linha de produção dentro deste produtor de vinagres.

Nosso sistema se encarrega de dosar as embalagens plásticas que imediatamente depois são preenchidas.

Um robô de grande alcance e capacidade de carga se encarrega de pegar cada bandeja de papelão cheia de garrafas e despaletizá-la sobre a zona de descarga de garrafas.

Um dispositivo de projeto próprio se encarrega de pegar filas de garrafas e deixá-las suavemente sobre o transportador que as levará até a zona de enchimento, tampas e etiquetamento.

Visite nossa seção de vinhos, vinagres e licores para ver outras soluções instaladas no setor.

EXEMPLO DE AUTOMAÇÃO ROBOTIZADA PARA DESPALETIZAÇÃO DE LATAS VAZIAS


Trata-se do processo contrário ao que se realiza na fábrica de latas em conserva.

Neste caso, a despaletização de latas vazias acontece na empresa que processa o alimento com que se vai encher as latas.

A solução proposta consta de dois transportadores em cadeia para a entrada de paletes cheios, dois armazéns para papelão e palete e vários transportadores que se encarregam em desfazer a camada de latas para convertê-la em uma única fileira de latas.

O encarregado de manipular as camadas completas de latas, assim como papelões e paletes é um robô de grande alcance e 4 eixos equipado com uma garra desenvolvida especificamente para este tipo de processo.

O projeto completo da célula é responsabilidade do departamento de projeto mecânico e elétrico da Sollution Robotics.

Visite nossa seção de molhos para mais informações

.

CONTE-NOS O QUE TEM PENSADO AUTOMATIZAR

Vamos fazer um análise completa do seu processo e projetaremos uma solução sob medida
Contacte con nuestro equipo